Os estudantes do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cearense participaram, ontem (20), da XIII  Bienal do Livro. A atividade fez parte da disciplina de Editoração Eletrônica, ministrada pela professora Sabrina Araújo.

De acordo com a professora, a proposta da atividade foi explorar e conhecer possibilidades dentro do universo da produção editorial, alinhando conhecimento técnico e elementos criativos e inventivos. Durante a visita ao espaço, os estudantes tiveram a oportunidade de repensar os rumos do mercado editorial frente às mudanças no cenário econômico, o que exige dos profissionais de comunicação um pensamento mais criativo.

A professora Sabrina propôs que os alunos percorressem os espaços da Bienal - stands de produtoras independentes que trabalham a produção de seus livros, a partir de técnicas artesanais e,  buscando produtos editoriais que chamassem atenção. Os estudantes deveriam atentar não só para as temáticas, mas também para a materialidade desses produtos. De acordo com Sabrina, após a imersão, os estudantes se reuniram com a professora para conversar sobre o que viram, desenvolvendo então um diálogo acerca da evolução do mercado editorial, não só a partir da técnica, mas também da criatividade. Durante esse momento foi realizado ainda uma contextualização histórica do processo de editoração e dos rumos no contemporâneo.

Sabrina salienta que “a experiência possibilitou aos alunos o contato com diferentes produtos editoriais disponíveis no lugar, além de explorar distintas possibilidades de materialização de suas ideias, principalmente partindo de editoras independentes”.