Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cearense participaram da palestra Juv.Tube, com Dani Libardi, criadora da série 3% da Netflix. A atividade aconteceu na última quinta (17) durante a II Semana de Comunicação da Rede Cuca. 

De acordo com a professora Zoraia Nunes e mediadora do debate, a participação dos alunos de publicidade e jornalismo na palestra de Dani Libardi foi bastante relevante para o entendimento das possibilidades de atuação no mercado de audiovisual, dos elementos que norteiam o processo criativo e a produção de uma série. 

A professora enfatiza que, para os estudantes, “conhecer de perto um case como a série 3% reacende o entusiasmo com relação às possibilidades de atuação na área de comunicação”. Ainda de acordo com a professora, a participação dos estudantes foi ativa com perguntas e questões acerca do que estava sendo colocado pela artista. 

Para o estudante de Jornalismo, Danilo de Lima, alguns pontos abordados pela cineasta chamaram atenção. Um deles foi acerca das “formas de mudar o mundo através do audiovisual, sendo a primeira a denúncia social e a segunda, a inspiracional, que  seria criar um imaginário novo para o público, por exemplo colocando uma mulher negra como uma personagem poderosa”. Para o estudante, temas importantes como feminismo, racismo e representatividade também foram discutidos na palestra. “Sem dúvida foi uma excelente experiência para os alunos da Faculdade Cearense que estavam presentes”, salienta.

O estudante do curso de Publicidade, Wesney Queiroz, percebeu durante a palestra os itens de um projeto de pesquisa, como escolha do tema, justificativa, problematização, metodologia e processo criativo. “Foi possível fazer uma construção comparativa entre o audiovisual e a pesquisa”, afirma o estudante.

A segunda edição da Semana de Comunicação da Rede Cuca teve como tema "Identidades em conexão". O evento, que é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), contou com rodas de conversas com jovens comunicadores, oficinas e workshops, exibição de filmes, dentre outras atividades.


 

 

Revista

×