A Faculdade Cearense marcou presença no XVIII Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia – ALTEC 2019, realizado na cidade de Medellín, na Colômbia, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro. O congresso ALTEC, que ocorre a cada dois anos, tem sido apontado como um dos eventos mais importantes na área de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo.

Além de ter três trabalhos aprovados, o professor Carlos Chaym também foi convidado a ser moderador da mesa temática de Bioeconomia e Gestão da Tecnologia, em reconhecimento pelo trabalho que ele vem realizando nos temas de Economia Azul (Blue Economy) e inovação sustentável. Ao todo, o Brasil teve mais de cem trabalhos aprovados no evento e o Ceará foi o estado que enviou a maior comitiva de pesquisadores. 

O professor também realizou visita técnica a um dos maiores centros de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) do mundo, a Ruta N. O complexo é formado por três edifícios que abrigam desde negócios nascentes até grandes empresas internacionais, além de espaço de coworking, salas de reunião, auditório, fab lab (laboratório de fabricação de peças e protótipos), empresa de serviços postais, restaurantes, representações governamentais, entre outros. Por estar ao lado de uma das mais importantes universidades da Colômbia, a Ruta N integra em um só lugar todos os principais agentes de inovação responsáveis por impulsionar o surgimento de novos negócios. 

Sobre a experiência, o professor Chaym ressalta que “a cidade de Medellín tem feito esforços consideráveis para deixar de ser vista como uma cidade violenta para ser reconhecida como uma das cidades mais inovadoras do mundo. Tenho certeza que Fortaleza tem muito a aprender com Medellín”, salienta. 

Carlos Chaym é professor dos cursos de Administração e Logística da Faculdade Cearense (FaC), graduado e mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre Inovação, Desenvolvimento Econômico Sustentável e Economia Azul.

 


×