Na última quinta-feira, 04, a Faculdade Cearense realizou uma palestra voltada para a produção de conteúdo para a web, falando dos desafios e das oportunidades do jornalismo digital. Para falar sobre o assunto, a Faculdade trouxe o jornalista José Levi de Freitas Mendonça.

Esse evento é importante porque faz com que os estudantes percebam as potencialidades do digital no jornalismo impresso e as transições entre o vídeo e o texto na mesma matéria para jornalismo online.

Segundo Levi, a "comunicação social é um todo mas o grande lance é a gente perceber as dificuldades que enfrentamos no mercado nessa questão de produção da internet, que não são poucas, mas que também são assustadoras, claro. Como comentei aqui a questão do ‘infocalipse’, que significa o apocalipse da informação, que é uma realidade, pois já se vê alguns robôs sendo fabricados, criados para produzir matérias, para fabricar notícias tanto para o bem como para o mal. Tem aqueles robôs que estão fazendo isso para a criação de fakenews, como tem aqueles robôs que estão sendo fabricados para destruir as mesmas, trazendo a informação mais factível possível."

Ainda segundo o palestrante,  é "importante porque quem vai entrar no mercado ainda, ou quem já está, tem que ter essa noção de que depende do profissional conseguir driblar esse cenário meio crítico de crise, meio caótico, por assim dizer, de falta de credibilidade na mídia como um todo e trazer de volta essa confiança que a sociedade deposita em nós, comunicadores sociais, e é ai onde entra o publicitário, o jornalista o cara do marketing, porque nós estamos comunicando para eles. Mas qual é a qualidade dessa comunicação, a qualidade dessa informação que nós estamos levando? Então a grande mensagem que tentei deixar aqui é isso, essa reflexão de que o que eu como comunicador social estou fazendo em prol da saúde, da qualidade dessa informação que eu tenho como obrigação de profissional em levar para a sociedade?”.

A professora Leila Lopes, que ministra a disciplina de Novas Mídias, opinou sobre a relevância da união da publicidade e jornalismo na fala do Levi: “Ele trouxe um tema muito interessante que foi a questão do web jornalismo, como se desenvolve e qual a importância na profissão, aliás não só do jornalismo, mas também dos publicitários nos tempos atuais, com que se desenvolve essa notícia. Eu falo em relação à publicidade também, porque o web jornalismo também se movimenta de anúncios, não é só de notícias. Os anúncios precisam acontecer para que ele exista. Então como é que a notícia tem essa urgência hoje, através dessa nova forma de jornalismo? Temos que pensar que nada pode passar batido.”

Perguntada sobre como é ver um evento tão lotado e com alunos dos mais diversos semestres, a professora Leila nos conta que fica feliz em saber que todo mundo, mesmo do primeiro semestre, tem interesse nesse assunto, porque não sabemos até quando a gente vai ter esse modelo de jornal impresso e de tv. A docente também ressalta que o web jornalismo é também o web jornalismo de vídeo.

No final da palestra ocorreu um sorteio de dois livros, uma da área do Jornalismo e outro da Publicidade. No total, o evento teve a participação de 115 alunos.