Juri Simulado esquentará o curso de Direito - Faculdade Cearense

Entre argumentos até o verídico final, os estudantes do curso de Direito poderão assistir ao Júri Simulado no dia 08 de junho, às 18h, no Auditório Nilton Lins, tendo a supervisão dos professores Teresa Cristina Pinto Moreira, José Péricles Chaves e Nelson Telles.

Segundo a professora Tereza Crisitna, proponente do projeto, “a prática do Júri Simulado constitui-se uma tradição nas Faculdades de Direito. Todos os anos, nos quatro cantos do País, acadêmicos de direito aprendem, ensinam e. por que não dizer, se divertem, atuando de maneira fictícia em um Tribunal do Júri. A nossa proposta, porém, vai além de uma encenação tradicional, mecânica”.

A atividade consiste na elaboração de um Júri Simulado, voltado precipuamente para os alunos do 6º e 9º semestres, que cursem as disciplinas, respectivamente, de Direito Processual Penal II e Estágio Supervisionado Penal, estendendo-se aos alunos da disciplina de Direitos Humanos. O momento busca reproduzir com fidedignidade todas as fases processuais delineadas no Código de Processo Penal, atinentes ao processamento dos crimes contra a vida.

“O Projeto consiste em uma atividade altamente estimulante, quando um grupo de alunos desenvolverá pesquisa acerca de um caso concreto envolvendo um dos crimes capitulados como ‘crime contra a vida’, cuja pesquisa desembocará em um Juri Simulado, o qual permitirá que esses mesmos alunos demonstrem de maneira efetiva o resultado das atividades pedagógicas propostas através de sua atuação em plenário”, finalizou a docente.