Os alunos da turma JOR41 tiveram aulas da disciplina de Assessoria de Comunicação diferentes no mês de outubro, visitando três Assessorias de Comunicação cearenses. As visitas fazem parte de um projeto do professor Marco da Escóssia que pretende aproximar os alunos à realidade do mercado de trabalho. Os estudantes começaram a série de visitas conhecendo a estrutura da Assessoria de Comunicação da CAGECE. No órgão, eles foram recebidos pela assessora de Comunicação, a jornalista Dalviane Pires. Ela falou sobre os principais assuntos trabalhados por eles e sobre os produtos, frutos do trabalho da ASCOM. Os demais profissionais da Assessoria também falaram sobre cada setor. “A Cagece tem a melhor estrutura de Comunicação entre os órgãos do Governo do Estado. Por isso não poderia ficar de fora do roteiro de visitas previsto na disciplina.”, observou o professor Marco da Escóssia.

As visitas continuaram na sede da AD2M, uma das pioneiras no ramo, em Fortaleza. O jornalista Mauro Costa, um dos sócios da empresa e também professor, recebeu a turma e falou sobre questões como relacionamento com a imprensa e prospecção de clientes. “O mercado está em constante mutação e nós, comunicadores, temos que estar atentos a essas mudanças”, aconselhou o jornalista Mauro Costa. Também estavam presentes os outros dois gestores da empresa: a jornalista Djane Nogueira e o publicitário Apolônio Aguiar. Os alunos puderam fazer perguntas e trocar experiências sobre ações de Comunicação Digital e Assessoria de Imprensa, entre outros tópicos relacionados com a Assessoria de Comunicação.

A terceira visita foi à Capuchino PRESS. As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides fizeram uma apresentação da cartela de clientes da agência e falaram sobre a rotina de trabalho da empresa.  A Capuchino é referência em assessoria de eventos, mas também atua no segmento empresarial e de soft news. Os alunos puderam conhecer um pouco do que acontece nos bastidores de grandes eventos como o Fortal, Villa Mix, ExpoCrato e DFB (maior evento de moda autoral da América Latina). Assuntos como Comunicação Digital, relacionamento com clientes e com a imprensa foram alguns dos temas abordados na visita. As duas sócias acabaram de retornar de uma viagem a São Paulo, onde foram apresentar a Capuchino para empresas paulistas, “a ideia da Capuchino PRESS é colocar Fortaleza também como um grande polo de Comunicação da região Nordeste”, destaca a jornalista Karla Rodrigues.

“Sem dúvida é uma experiência enriquecedora, pois tivemos o contado direto com diversos tipos de assessorias, seguimentos com órgãos públicos e particulares. Mesmo que a teorias sejam muito importante, agora podemos presenciar e, de certo modo, vivenciar a rotina de uma agência, já nos mostrando uma visão do que é o mercado de trabalho. Outro ponto bastante importante é poder receber dicas e dialogar com pessoas que já atuam no campo profissional há algum tempo, criando relação, para quem sabe futuramente poder surgir uma oportunidade de estágio”, destacou o aluno Leandro Santos.