As alunas Jamilly Herculano e Maria Amélia Gondim tiveram dois artigos aprovados XXIV Seminários em Administração (SemeAd), um dos congressos mais importantes da área, realizado na Universidade de São Paulo/USP no mês de novembro. Sob a orientação do professor Carlos Chaym, as alunas desenvolveram trabalhos sobre a questão de inclusão de gênero nas empresas e sob a propagação de fake news.
O artigo "Pessoas Transexuais Importam: desafios enfrentados no mercado de trabalho formal e nas organizações", veio de uma pesquisa realizada com pessoas transexuais do sudeste, sul e nordeste do Brasil, no qual evidencia os principais fluxos da dificuldade que uma pessoa trans passa para conseguir ingressar no mercado de trabalho formal, mas como, também, de como se manter nele e ter oportunidade de crescimento profissional. Nele, também, relatou-se a importância do conhecimento, da inclusão e sugerem-se estratégias para que a sociedade e o Estado possam tomar, viabilizando cada vez mais a inclusão da diversidade nos nossos dias, inclusive no mercado de trabalho. Fala-se de preconceito estrutural, de rede de apoio, políticas públicas, potencial competitivo nas organizações e acesso à informação.
No segundo estudo, as discentes desenvolveram o artigo "Fato ou Fake? O organizar das redes de fake news sobre a Covid-19", onde utilizou-se uma abordagem sociológica chamada Teoria Ator-Rede (TAR), onde analisa-se a influência das pessoas na criação, propagação e sustento de informações falsas sobre tratamentos precoces para a suposta cura da Covid-19.
Ambos trabalhos possuem conteúdos inovadores, convidando ao debate em torno de questões contemporâneas e de impacto amplo na sociedade. Estes trabalhos consagram os esforços das alunas e reforça a participação da Faculdade Cearense nas altas rodas de debates científicos.